Série Fagia
Partindo dos conceitos de ocupação e perda, construo o
processo criativo no meu trabalho. A ocupação das coisas no mundo real, digital
e no pictórico, onde a apropriação de elementos presentes num universo, ao
passo que na sua interpretação para a produção artística, ocorre à perda de
características, cores e significados. É a possibilidade de falar da figuração,
de uma nova maneira, um novo olhar.
Essa prática integra o meu fazer em artes desde o inicio. Reproduzindo
quase como uma cópia da realidade na interpretação de cores e detalhes. Com o
tempo, fui me interessando pela busca de novas relações entre a imagem
referenciada e a imagem pictórica. Assim, as sombras dos objetos me mostraram a
possibilidade de falar desse objeto, de uma nova maneira, um novo olhar.
Trazendo para a produção artística, as sombras funcionam para falar da própria pintura:
a figura integrada por manchas de cores formadas pela aplicação de pinceladas.
Nesse caminho, surge a produção da série denominada “Fagia”.
Fagia significa “a ação de alimentar-se”. Cada trabalho apresenta uma ação em
que os elementos presentes na pintura, como as imagens sobrepostas em formato
de sombras, estivessem “alimentando-se” um dos outros. Com isso, as imagens
absorvem as características entre si, formando novas possibilidades
figurativas. A apropriação de imagens do universo digital para o pictórico,
também passa por esse processo de “alimentação”, onde as referências
pesquisadas ganham novas visualidades e significados na construção plástica da
obra.
A pesquisa se inspirou na observação no meu quintal de casa:
um inseto se alimentando de outro. A
criação parte da apropriação de imagens, com visitas em sites da internet com
termos do tipo “silhuetas de insetos”, “insetos fundo branco”, “silhuetas de
aves”. Com essas referencias, inicio o desenho no suporte escolhido, realizando
a composição dos elementos, buscando combinações possíveis ao universo
pictórico, mas incompatíveis se for pensar na realidade das imagens
referenciadas. O processo finaliza com a pintura das figuras em tons matizes, mantendo
em algumas obras a próprio cor do suporte para o fundo.
O deslocamento da imagem referenciada: do mundo realístico,
passando pelo mundo digital, finalizando no “mundo pictórico”, lida com perdas
que estão ligadas às subjetividades: seja, pela minha representação da imagem
como o autor da obra, até a observação do expectador, cada um se “alimentando”
daquele percurso, apontando informações que serão absorvidas e outras deixadas
de lado, e a cada exibição da obra, sendo um processo de resignificação da experiência
com a imagem.
Kleber Marcellino sem titulo 11, da série Fagia tinta PVA sobre papel 42 x 30 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo 16, da série Fagia tinta PVA sobre papel 42 x 30 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo, da série Fagia tinta PVA e acrilica sobre tela 30 x 40 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo, da série Fagia tinta PVA e acrilica sobre tela 30 x 40 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo, da série Fagia tinta PVA e acrilica sobre tela 30 x 40 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo, da série Fagia tinta PVA e acrilica sobre tela 30 x 40 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo, da série Fagia tinta PVA e acrilica sobre tela 30 x 40 cm 2016 |
Kleber Marcellino sem titulo, da série Fagia tinta PVA e acrilica sobre tela 30 x 40 cm 2016 |
Kleber Marcellino composição I, da série Fagia tinta acrílica sobre papel 42 x 30 cm 2017 |
Kleber Marcellino composição I, da série Fagia tinta acrílica sobre papel 42 x 30 cm 2017 |
Kleber Marcellino composição I, da série Fagia tinta acrílica sobre papel 42 x 30 cm 2017 |
Kleber Marcellino
sem título 1, da série Fagia
tinta acrílica sobre papel canson
29,7 x 42 cm (A3)
2016
|
Kleber Marcellino
sem título 2, da série Fagia
tinta acrílica sobre papel canson
29,7 x 42 cm (A3)
2016
|
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 3, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 4, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre tecido
Tamanho: 39 x 65 cm
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 5, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre tecido
Tamanho: 39 x 65 cm
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 6, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre tecido
Tamanho: 52 x 65 cm
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 7, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre tela
Tamanho: 30 x 40 cm
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 8, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre tela
Tamanho: 30 x 40 cm
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 9, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre tela
Tamanho: 30 x 40 cm
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 10, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 11, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 12, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 13, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 14, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016
Autor: Kleber Marcellino
Título: sem título 15, da série Fagia
Técnica: tinta acrílica sobre papel canson
Tamanho: 29,7 x 42 cm (A3)
Ano: 2016